martes, 19 de marzo de 2013

SIMONE GUIMARÃES-ENTREVISTA



SIMONE GUIMARÃES
Todavía recuerdo el momento exacto cuando compré “Pietá” aquel disco maravilloso de Milton Nascimento, en el mismo  disco denotaba una marcada declaración de amor, a la vida como muchas obras primorosas de Milton. Pero lo que más me trajo aires renovados fue la cosecha fértil de dar a conocer a 3 cantoras que no conocíamos.
En el disco una de ellas era SIMONE GUIMARÃES.
Y fue una revelación para mí. Encantada al oírla vi la necesidad de acercarme un poco mejor a su obra.
Simone nació en el interior de São Paulo ahí en un pueblito fronterizo con Minas Gerais.
Simone tiene entre sus discos una variedad riquísima de melodías, estilos  y varias participaciones de grandes de la MPB que avalan recíprocamente la importancia de su arte dentro de nuestra amada MPB.
Entonces déjenme que les cuente ese instante donde la voz de Simone aparece en “Pietá”.
Simplemente vino para quedarse. Un momento único. Considero ese disco como un abridor de aguas y un aporte importante en la discografía de Milton y por supuesto de Simone Guimarães. Y una de las músicas es “Beleza e canção”.
Vamos a la entrevista. A conocer de su propia voz .Y anexo su web  y algo más para que ustedes conozcan su obra y puedan seguirla más de cerca.
Oi Simone muito obrigada pela atenção e disponibilidade.Um abraço desde Córdoba Argentina. 
Continuo muito feliz por este contato! com vc para o Murmullo.

Parabéns e obrigada pelo interesse por nossos carinos artistas.
Simone você tem abarcado varios estilos de música, isso se deve a uma influencia familiar,o gosto musical de sua familia ou que que escutava você de pequeña?
Tive um avo maestro e compositor. Meu pai, como eu tinha facilidade
Com varios instrumentos, e suas irmãs tocavam todas, sem excessos , ou piano, ou violao
“Meu pai me apresentou a Musica Classica e a Musica brasileira em toda a sua extensão , mas tinha um coração na seresta.
 Meu padrinho eu conheci ainda criança .
Ele freqüentava minha cidade, um sítio onde passava ferias e onde eu tb freqüentava .
Acabamos amigos, aos 19 anos eu fui estudar uma especialização na escola dele Minas e somos como uma familia. Eu o amo como a um pai, um irmão mais velho.
Eu entao tive um amplo e vasto caminho para ouvir todos os seresteiros, Chorões, Pixinguinha, Sinho, Silvio Caldas, Ataulpho Alves, Mário Gomes, tb ator, custodio Mesquita, Noel, Braguinha, Herivelton .... As cantoras , Aracy , carmem Miranda , Isaurinha. Depois a Musica foi mudando um pouco e veio o advento da Bossa nova , Clube da esquina, tropicalismo.. Mutantes
Tantos outros artistas como Chico Buarque, Dory caymmi, Danilo e Nana ,Gonzaguinga, Taiguara, Márcio Proença , Joao Bosco, Aldir, os geniais sambistas brasileiros, Nelson cavaquinho, cartola, Paulinho da viola, Paulinho Tapajós, Boca Livre, Joyce.... Enfim são muitos.
Tem o povo do nordeste divida com a Bahia. Nos temos muitos intensos núcleos e criação. Hoje temos uma Musica rica em Sao Paulo para honrar mestres como Vanzolini, Gudim, Costa Neto.
Atingi um patamar de extremo respeito na Musica e os meus fãs pedem silencio para me ouvirem. No Brasil existe uma instituição chamada respeito ais colegas. Os artistas da safra nova são amigos.
Você ganhou duas indicações ao  prêmio Sharp (uns dos premios mais desejados e de prestigio na arte no Brasil) pelo disco :Cirandeiro, isso abriu novas portas para você?
A concorrência se da como uma coisa natural. Eu tenho amigos cantores maravilhosos como Renato Braz, Leonel Laterza, compositores como André Mehmari,
Lelo Brandão, Isaac Cândido .... É gente a beça. Amo a Musica de Eudes Fraga, Cláudio Nucci, Zé Renato, ilessi.

Que músicas mais gosta de cantar e o que mais pede a você os amantes de seu trabalho?
Do super contemporâneo Thiago Amud, do genial Mário Adnet, do encantador Ivor lancelotte, dafé, Poxa ... Tanta gente...
Me amarro na Marisa monte , no Arnaldo e no Brown.
Se você pudesse fazer um disco tributo  a quem faria? E se pudesse gravar um disco em parceria com alguém com quem faria?
Se eu pudesse fazer um tributo eu faria a Beto Guedes, Paulo Jobim, Lo Borges, e Tadeu Franco ... Claro, e ao meu padrinho Bituca( Milton nascimento).
Conta para a gente o que você está fazendo atualmente,disco,show..
Estou fazendo um disco novo com muita bossa, sambas, canções , com arranjos originais meus e com arranjos de cordas de Ocelo Mendonça e André Mehmari.
É um Cd autoral. A redito na renovação e acho importante seguirmos nossos instintos artísticos, nossas luzes interiores , transes, paixões...
Nossas visões futuras, nossa paz..


Como vê  você a MPB hoje? É valorizada, está sendo bem divulgada, tem espaços nas gravadoras? A sua música é divulgada nas rádios?
Aqui no Brasil tenho meu lugar nas Radios que tem um critério de seleção mais pela brasilidade e pela tradição. Onde tem Jabá, ou lobby eu sou bem rejeitada . Não me encaixo na lata americana , nem preciso de conservantes.
Vendo peixe fresco e pesco apenas para sobreviver. Não gosto de nenhum tipo de massificaçao e a tecnologia não tem a ver com massa consumidora mas sim com qualidade de consumo.
Acho que tudo pode ser bem mais tranquilo.
o Brasil é um pais novo e tem saúde apesar da ditadura militar ter-lhe roubado muitas oportunidades, mas creio que podemos crescer devagar novamente. Aposto nas mulheres liderando o governo. Se conseguirmos melhorar nossos políticos tudo vira a seu tempo.
Beijo



Facebook: Simone Guimarães

Sobre Simone puedes encontrar estos textos:

http://www.cantorasdobrasil.com.br/cantoras/simone_guimaraes.htm
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/simone-guimaraes
http://www.mpbnet.com.br/musicos/simone.guimaraes/index.html



Discografia
*Piracema(1996)
*Cirandeiro(1997)
*Aguapé(1999)
*Virada pra Lua(2001)
*Casa de Oceano(2003)
*Flor de Pão(2007)
*Candidos(2010)







No hay comentarios:

Carnaval 2ª Parte

  Río de Janeiro, Carnaval 2023 Este año el carnaval de Rio trajo a través de sus escolas buenas motivaciones para ser representadas .Sin ...